Loading…
Clique em "Schedule" (Agenda) no menu abaixo e escolha uma forma de visualizar a programação interativa: Simples, Expandida, Grade ou por Local (by venue).
Você pode também criar a sua própria programação de horários ao se inscrever nas atividades que pretende assistir.
Comunicação Livre clear filter
Saturday, September 28
 

17:00 GMT-03

Turismo Tecnológico: Carnaval Digital como experiência imersiva
Saturday September 28, 2024 17:00 - 17:20 GMT-03
A mesa visa explorar como as tecnologias imersivas e as manifestações culturais no contexto do Carnaval de Salvador e Maragogipe. Serão apresentadas as experiências realizadas pela Indústria Criativa do SENAI CIMATEC durante as festas de 2023, de modo a reforçar o potencial das soluções tecnológicas para tornar a cultura mais acessível ao publico mesmo que com limitações como por exemplo, focado pacientes em reabilitação. A mesa será composta por Péricles Vinicius Cerqueira Marques (Consultor I e Especialista em Games), Nalini Vergasta de Vasconcelos (Doutoranda em Ph.D. Vídeos 360 Imersivos e Coordenadora de Audiovisual da Indústria Criativa CIMATEC) e Daniel Almeida Filho (Prof. Adjunto do SENAI CIMATEC). A infraestrutura necessária será projetor e tela para apresentações, conexão à internet de alta velocidade, microfones e sistema de som e óculos de RV (caso não haja este último, não terá impacto na discussão).
Saturday September 28, 2024 17:00 - 17:20 GMT-03
4. Sala 3 do Goethe-Institut

17:20 GMT-03

Projetos interdisciplinares para produção de conteúdos artísticos em mídias sociais
Saturday September 28, 2024 17:20 - 17:40 GMT-03
O objetivo é discutir experiências de projetos desenvolvidos através dos cursos ofertados pela Indústria Criativa do SENAI CIMATEC, que exploram a interdisciplinaridade das unidades curriculares para desenvolvimento de habilidades e ampliação das relações entre educação e colaboração, com usos de recursos digitais. Serão discutidos temas como a integração de diferentes disciplinas para a produção de conteúdos artísticos, o uso de mídias sociais como plataforma para disseminação de arte e cultura, e as tecnologias digitais utilizadas para enriquecer esses processos criativos. A mesa será composta por Allyneanhy Gade (Coordenadora de Cursos da Indústria Criativa - CIMATEC), Thais Santos (Docente de Marketing - CIMATEC) e Fernanda Mikulski (Coordenadora de Inovação da Educação Profissional do SENAI BAHIA), O momento será mediado por Leonardo Vinicius. A infraestrutura necessária será projetor e tela para apresentações, conexão à internet de alta velocidade, microfones e sistema de som.
Saturday September 28, 2024 17:20 - 17:40 GMT-03
4. Sala 3 do Goethe-Institut

17:40 GMT-03

Interseção entre Arte Baiana, Educação e Tecnologia
Saturday September 28, 2024 17:40 - 18:00 GMT-03
O objetivo desta mesa é compartilhar experiências e resultados de projetos desenvolvidos através dos cursos ofertados pela Indústria Criativa do SENAI CIMATEC, que exploram a relação entre a arte baiana, educação e tecnologia. Serão abordados temas como a integração de elementos da cultura e arte baiana nas práticas educativas de multimídia, o uso de ferramentas tecnológicas e projetos inovadores que tem enriquecido a expressão cultural em meio ao campo da tecnologia. A mesa será composta por Péricles Vinicius Cerqueira Marques (Consultor I e Especialista em Games), Nalini Vergasta de Vasconcelos (Doutoranda em Videos 360 Imersivos e Coordenadora de Audiovisual da Indústria Criativa CIMATEC) e Fabio Ramon Rego da Silva (docente do Curso Técnico em Multimídia e Marketing do SENAI CIMATEC, com a mediação de Catiane Leandro Cunha. A infraestrutura necessária será projetor e tela para apresentações, conexão à internet de alta velocidade, microfones e sistema de som e duas mesas de 1,80m.
Saturday September 28, 2024 17:40 - 18:00 GMT-03
4. Sala 3 do Goethe-Institut

18:00 GMT-03

Debate Coordenado - Comun. Livre 2
Saturday September 28, 2024 18:00 - 18:20 GMT-03
Saturday September 28, 2024 18:00 - 18:20 GMT-03
4. Sala 3 do Goethe-Institut

18:40 GMT-03

Breve história do audio na web
Saturday September 28, 2024 18:40 - 19:00 GMT-03
Este artigo trata de uma reflexão sobre as transformações da presença do som na internet. Faremos um breve histórico das tecnologias que permitiram o som na rede desde os primeiros sites em HTML até o nosso estado atual.
Do surgimento da World Wide Web, que popularizou a rede para curiosos em geral, aos sistemas peer to peer disseminaram a pirataria musical e colaboraram ainda mais para um interesse popular na rede, até a Web 2.0 que trouxe páginas geradas pelos usuários em sistemas como Myspace e Youtube, novos paradigmas de distribuição de conteúdo Em seguida trataremos do surgimento do  HTML5 e da Web Audio Api, que por sua vez, trouxeram uma série de aplicativos web, e a possibilidade de utilização da rede para produção sonora, ao oferecer DAWs totalmente operacionais online. Por fim, faremos algumas reflexões sobre a nova geração de aplicativos em inteligência artificial, e de como isso pode afetar o trabalho dos produtores de conteúdo.
Speakers
AD

Ariane de Souza Stolfi

Professora, UFSB
Saturday September 28, 2024 18:40 - 19:00 GMT-03
4. Sala 3 do Goethe-Institut

18:40 GMT-03

Refatorar
Saturday September 28, 2024 18:40 - 19:00 GMT-03
No mundo da programação há um ditado que diz que "refatorar é pior que conceber"  Aulas de música  On-line e presencial seguindo os protocolos de prevenção à Covid-19, via plataformas de encontros online e grupos de whatsapp. Uma junção às artes integradas, inovação, tecnologia, meio ambiente do trabalho formal e braçal que sustentam a economia compartilhada evidenciando as relações entre música, trabalho e comunicação. O virtual influenciado o cotidiano Evidenciando a realidade e contrastes entre a arte do fazer musical e as relações de Classe trabalhado e seus diversos meios de expressão cultural reescrevendo códigos sociais. Reflexão quebra de paradigmas entre o que é subalterno e, ou subversivo: Restrições de isolamento social induzido ou não nas  perspectivas de separação de classe. Cultura digital pode "retaforar" estruturas relativas ao fazer arte, independente do meio ambiente ?
Speakers
RR

Ronaldo Ros

Professor/a, See'on - Studios Orelha de Nego
Saturday September 28, 2024 18:40 - 19:00 GMT-03
3. Sala 1 do Goethe-Institut

19:00 GMT-03

Música: Distribuição, Direitos Autorais e Oportunidades
Saturday September 28, 2024 19:00 - 19:20 GMT-03
Nas últimas décadas do século XX e no início do século XXI, as dinâmicas da produção musical passaram por mudanças drásticas. Com um crescimento expressivo nos últimos anos, o mercado de streaming tem se consolidado, embora a sustentabilidade para os artistas independentes continue sendo cada vez mais precária. Neste contexto, esta comunicação propõe um debate sobre diversos aspectos técnicos e legais da produção musical no Brasil, abrangendo temas como armazenamento musical, streaming, legislação de direitos autorais e políticas culturais. A proposta levanta questões que problematizam a sustentabilidade do setor cultural, especialmente diante do impacto crescente das grandes empresas de tecnologia e redes sociais sobre o mercado independente. Esse resumo trata-se de um recorte do livro: Música: Distribuição, Direitos Autorais e Oportunidades, recém lançado pela editora Intersaberes.
Saturday September 28, 2024 19:00 - 19:20 GMT-03
4. Sala 3 do Goethe-Institut

19:00 GMT-03

Orelha De Nego (Enterolobium Contortisiliquum):: Versão Jairo Restrepo - Ronaldo Ros
Saturday September 28, 2024 19:00 - 19:20 GMT-03
Sob o viés da Ressonância Schuman para argumentar e abrir reflexões, tendo como base composicional as árvores, o trabalho conforma a peça sonora: Orelha de Nego (Enterolobium contortisiliquum) – Ronaldo Ros. As informações sonoras correspondentes a cada locutor (alto-falantes) foram compostas por 24 arquivos mono de mesma duração e em formato WAV a 48kHz e 24 bit. Fazendo caminhadas ecológicas, os caminhantes relatam que, de alguma forma, sofrerem influências da ressonância Schumann (silêncio da natureza), dizem se sentirem mais calmos, com sensação de liberdade por estar em área de preservação ambiental-urbana, um "outro lugar.” Ao mapear essas árvores, pesquisando processos e interações que geram árvores, fui inspirado a fazer Arte Sonora eletroacústica com as mesmas. Também pude perceber contextos sociais, territoriais, interpessoais e de mobilidade Urbana dos locais onde se encontram as árvores Orelha de Nego (Enterolobium Contortisiliquum).
Speakers
RR

Ronaldo Ros

Professor/a, See'on - Studios Orelha de Nego
Saturday September 28, 2024 19:00 - 19:20 GMT-03
3. Sala 1 do Goethe-Institut

19:20 GMT-03

Paisagem de Verão
Saturday September 28, 2024 19:20 - 19:40 GMT-03
"Paisagem de Verão" é uma música composta para flauta transversal e vibrafone. Ela quebra com o estereótipo de sonoridade "nordestina". Da mesma forma, o clipe, que segue a mesma linha, além de mostrar que a caatinga de verão do interior do Nordeste não é apenas cacto e galhos secos, traz a própria compositora enquanto intérprete (noiva da caatinga) numa música que não tem letra. Algo que não é tão comum no nicho da música instrumental.  A gravação do clipe teve apoio da Lei Paulo Gustavo e estará disponível em 30 de julho. O clipe tem duração de 6min32s. Marília é professora no curso de Música da UFRB, no Cecult, e doutoranda em Música na UFPB. Estuda música e cultura brasileiras. Tem artigos publicados na América e na Europa. Já atuou como clarinetista, tendo tocado com músicos como Maestro Spok. Infraestrutura: material para projetar imagem e som. Aprovou uma comunicação sobre IA generativa na música para The First International Conference in AI Music Studies (dezembro, Estocolmo).
Speakers
MS

Marília Santos

Professora, UFRB
Saturday September 28, 2024 19:20 - 19:40 GMT-03
4. Sala 3 do Goethe-Institut

19:20 GMT-03

Redes de Deus: como hiperobjetos digitais (HoD) transformam a sociedade contemporânea com sua onipresença planetária e massiva
Saturday September 28, 2024 19:20 - 19:40 GMT-03
Hiperobjetos medeiam nossa existência. Fazem parte do antropoceno e contribuem para a sua caracterização. Também provocam mudanças em escala planetária e massiva (apesar de a sociedade global nunca ter alcançado a modernidade plena), mesmo quando desconhecemos a sua real presença e / ou carecemos dos meios técnicos, econômicos, políticos e sociais necessários para revelá-los completamente. Partindo de uma metodologia de análise bibliográfica crítica do antropoceno e do contexto atual da cibercultura, analisamos como Hiperobjetos Digitais (HoD), a exemplo de algoritmos, mudam a sociedade a partir de sua onipresença (estão em todo lugar), do seu estado permanente de silencioso/invisibilidade (não se anunciam ou pedem passagem), de serem imprevisíveis (nós, atores regulares, não temos controle sobre seus comportamentos) e de sua constituição como caixas pretas (não nos é dito do que são feitos suas entranhas e vieses, tão pouco nos é, enquanto indivíduos sociais, permitido seu controle).
Speakers
MC

Moisés Costa Pinto

Professor, UNIJORGE
Saturday September 28, 2024 19:20 - 19:40 GMT-03
3. Sala 1 do Goethe-Institut

19:40 GMT-03

Debate Coordenado - Comun. Livre 1
Saturday September 28, 2024 19:40 - 20:00 GMT-03
Saturday September 28, 2024 19:40 - 20:00 GMT-03
3. Sala 1 do Goethe-Institut

19:40 GMT-03

Debate Coordenado - Comun. Livre 3
Saturday September 28, 2024 19:40 - 20:00 GMT-03
Saturday September 28, 2024 19:40 - 20:00 GMT-03
4. Sala 3 do Goethe-Institut
 
Register to attend

Digitalia 2024
Register to attend
Share Modal

Share this link via

Or copy link

Filter sessions
Apply filters to sessions.
  • Palavras-chave
  • 48kHz
  • Afrodrill
  • Afrofuturismo
  • Algoritmos computacionais
  • ancestralidade
  • Antártica
  • Análise do discurso
  • Arca
  • arquitetura e urbanismo contemporâneos
  • arte
  • Arte digital
  • Arte generativa
  • arte sonora
  • Arte Sonora eletroacústica
  • artegenerativa
  • Artes Visuais
  • artes-plásticas
  • artesonora
  • Artistas mulheres
  • Audiovisual
  • audiovisual em rede
  • autoral
  • bahia
  • bahia bass
  • Beiru
  • blockchain
  • Cabula
  • candomble
  • Candomblé
  • capitalismo de plataforma
  • Caribe
  • Carnaval Baiano
  • Champeta
  • ciberespaço
  • cinema
  • ciência
  • Collab
  • colonialismo de dados
  • Colômbia
  • Composição
  • Composição por IA
  • computação musical
  • Conexão Sonora
  • Consumo Cultural
  • contemporaneo
  • COVID-19
  • criatividade
  • Criação Musical
  • Cultura
  • Cultura Baiana
  • Cultura Digital
  • Cultura do Remix
  • Cultura Visual
  • culturas políticas
  • Cyberespaço
  • cyborg
  • Dança
  • Desafios Contemporâneos da Educação Musical no Brasil
  • Desenvolvimento
  • Desinformação
  • digital
  • Direito
  • Direito autoral pós-humano
  • Direitos autorais
  • Direitos Humanos
  • Distribuição
  • diversidade
  • DJ
  • djing
  • Documentários
  • dreampop
  • edição de vídeos
  • Educação
  • Educação Musical
  • eletronica
  • epistolasdigitais
  • epistolasvisuais
  • Esportes
  • estética
  • experimental
  • Exposições
  • Fabulação
  • federação
  • financeirização da vida
  • formação
  • fotografia
  • funk
  • Galeria Virtual
  • governo eletrônico
  • guru
  • Hackeamento
  • hackeologia
  • Hip hop
  • Hip-hop
  • hiperinteligência
  • hiphop
  • hiphopinstrumental
  • história da internet
  • história social
  • homestudio
  • humano
  • IA
  • Imaginário
  • improvisação livre
  • inclusão
  • independente
  • Indústria Criativa
  • Inovação
  • Instalaçao
  • Inteligência Artificial
  • inteligência artificial generativa
  • Inteligência Coletiva
  • Interdisciplinaridade
  • interesse público
  • JAM Telematica
  • Jazz
  • lgbt
  • lgbtqia+
  • Linguagens
  • Live Cinema
  • livecoding
  • lo-fi
  • Marketing na Internet
  • Memória
  • mercado da música
  • Mercado Independente
  • Mestre
  • midialização
  • mobilidade Urbana
  • moda
  • movimento musical
  • mulheres
  • musica
  • musica eletrônica
  • Musica Livre
  • musicaexperimental
  • mídia
  • Mídias
  • música
  • Música africana
  • música ambiente
  • Música de Salvador
  • Música eletroacústica
  • Música eletrônica
  • música experimental
  • música minimalista
  • Música Visual
  • nancyviegas
  • narrativa
  • negritude
  • Noise art
  • Noite de Salvador
  • nordeste
  • Nordeste do Brasil
  • Objeto Cênico
  • opinião pública
  • orioedes
  • Pagodão baiano
  • paisagem sonora
  • Pandemia
  • performance
  • Performance audiovisual
  • Performance feminismos
  • performatividades queer
  • periferia
  • Personalidade Jurídica do Robô
  • peças mistas
  • Plataformas digitais
  • Poesia
  • política
  • políticas culturais inclusivas
  • pornotopia
  • procedimentos
  • produtos culturais
  • Produção Musical
  • produçãomusical
  • projeto
  • Protagonismo feminino
  • Pure Data
  • Quilombo
  • rap
  • refatorar
  • Referências Musicais
  • reflorestamento
  • Remixagem
  • resampling
  • Ressonância Schuman
  • Rock
  • Rosa
  • ruído
  • sample
  • sampleologia
  • sensibilidade
  • sensorial
  • sexualidade e gênero
  • silêncio da natureza
  • sistemas de recomendação
  • soberania digital
  • Socioconstrutivismo
  • Software Livre
  • Som
  • sound-designer
  • subgrave
  • Síntese analógica
  • Tecnologia
  • Tecnologias Educacionais
  • Tecnologias Imersivas
  • TIC's
  • timecode
  • tocadiscos
  • Toponímia
  • underground
  • urubservando
  • Venezuela
  • videodança
  • vinil
  • web 2.0
  • web audio
  • Web Tv
  • world wide web
  • yorubaiano
  • Youtube
  • áudio digital
  • ética
  • índio
  • Íon